Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 23 de novembro de 2024
PORTO VELHO-RO: Denominado de Hidrovia do Madeira, o trecho de 1.075 quilômetros do rio Madeira, entre as cidades de Porto Velho (RO) e Itacoatiara (AM), entrou em um processo de desestatização rumo a uma possível privatização após um decreto editado pelo presidente Lula nesta última semana.
A Hidrovia do Madeira foi incluída no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos - PPI, no texto que foi publicado no Diário Oficial da União – DOU. De grande valia para grupos internacionais, essa hidrovia possui um potencial enorme para escoamento de produtos e turismo.
Incluído no PPI, a Hidrovia do Madeira terá fomento da iniciativa privada por meio da celebração de contratos de parceria e de outras medidas de desestatização, tornando as melhorias mais eficientes.
Caso seja privatizada, o fluxo de embarcações na Hidrovia do Madeira poderá passar por uma espécie de pedágio. Gerido por um Conselho, o PPI deverá iniciar os procedimentos de parceria com o setor privado para a hidrovia nos próximos meses.