Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 22 de novembro de 2024
PORTO VELHO-RO: Aportado de última hora na Câmara Federal durante sessão plenária realizada na última terça-feira (12), o Requerimento de urgência para votação do PL 1874/22, que cria a política nacional de economia circular, por regras para a redução do desperdício em todas as etapas de produção, estimulando o uso consciente dos recursos, dividiu a bancada de Rondônia.
O projeto foi criticado pela oposição, que afirmou se tratar de uma pauta muito complexa e que precisaria de mais análise, já que impõe muitas regras ao setor privado. Porém, a base do Governo garantiu que trata de um projeto moderno que visa à sustentabilidade e à economia circular.
"Não dá para votar matérias complexas, que são importantes, para escapar do rito legislativo, eu acho lamentável e peço encarecidamente que a gente siga o rito legislativo como se deve", declarou a deputada Adriana Ventura (NOVO), líder da minoria na Casa.
Entre os deputados da bancada de Rondônia, votaram a favor do PL os deputados José Lebrão (UNIÃO), Cristiane Lopes (UNIÃO), Maurício Carvalho (UNIÃO) e Thiago Flores (REPU). Já os deputados Fernando Máximo (UNIÃO), Silvia Cristina (PP) e Coronel Chrisóstomo (PL), votaram contrários à pauta.
O deputado Lúcio Mosquini (MDB) não participou da votação. A urgência foi aprovada por 285 deputados, contra 78. Agora ela segue para votação sem a necessidade de passar pelas comissões devidas.
A aprovação dessa pauta é vitória para o governo Lula.