• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 14 de dezembro de 2024

ALE/RO vota contra a obrigação de vacina da COVID em crianças

Durante sessão plenária realizada nesta última terça-feira (12), a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia - ALE/RO aprovou o Projeto de Lei que derruba...


Redação

Publicada em: 14/11/2024 09:35:48 - Atualizado

PORTO VELHO, RO: Durante sessão plenária realizada nesta última terça-feira (12), a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia - ALE/RO aprovou o Projeto de Lei que derruba a obrigatoriedade de crianças de 0 à 5 anos a tomarem a vacina contra a COVID-19.

O projeto é de autoria da deputada Taíssa Souza (PODE), que alega pela preservação da liberdade de escolha dos pais da criança em vacinarem seus filhos ou não.

"Nós temos diversas vacinas em nosso país e nenhuma de forma obrigatória. Imagina uma criança de apenas seis meses ter o pai e a mãe coagidos porque não se sentem seguros em vacinar os seus filhos, esse projeto não é anti-vacina, mas sim, sobre a liberdade", disse Taíssa Souza.

Para a deputada Cláudia de Jesus (PT), única a votar contra a Lei, a obrigatoriedade é necessária por conta dos "pais irresponsáveis" e seria necessário um debate mais amplo sobre o tema.

"Eu me preocupo muito, onde uma Casa de Leis começa a ceder no que diz respeito à saúde pública, eu tenho uma postura contrária sobre isso. A vacina salvou vidas, se não fosse ela, teríamos um número maior de pessoas mortas, inclusive crianças. Isso caberia uma grande audiência pública", falou Cláudia de Jesus.

Conforme o relator do projeto, o deputado Alan Queiroz, que deu o parecer favorável ao projeto, essa Lei irá garantir a liberdade dos cidadãos rondonienses. Ele ainda declarou que tomou a vacina, porém, optou por não aplicar em seus filhos.

"Sei que aqui no parlamento a democracia impera, e outras pessoas pensam diferente da gente, eu respeito isso. É importante ter o debate de forma respeitosa, mas nesse momento, em defesa das nossas crianças, em defesa das famílias de Rondônia, eu voto favorável ao projeto nas comissões pertinentes", disse Alan Queiroz em seu parecer.

O projeto segue para a sanção do governador Marcos Rocha (UNIÃO).


Fale conosco