• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 7 de setembro de 2024

José Bianco pode ser candidato a vice-governador na chapa de Expedito Junior

Ex-governador é tido como contraponto à candidatura ao governo de Acir Gurgacz (PDT) em Ji-Paraná


Rondonotícias

Publicada em: 26/07/2018 10:39:51 - Atualizado

PORTO VELHO: Uma pré-convenção conjunta realizada em Ji-Paraná no último sábado, 21, entre o PSDB, o Democratas e o PSD, que contou com a presença do presidenciável Geraldo Alkmin (PSDB), definiu que o tucano Expedito Junior será o candidato a governador da coligação que será oficializada durante a convenção. Também foi definido o nome do deputado Federal Marcos Rogério (DEM) como candidato ao senado e as possíveis composições proporcionais para Câmara Federal e Assembleia Legislativa.

Embora ainda esteja em aberto, servindo de atrativo para novas legendas que queiram compor a coligação, a vaga de candidato a vice-governador deve ficar com o ex-governador José de Abreu Bianco (DEM).

Sondado para disputar uma das oito cadeiras da Câmara Federal, Bianco, que já foi deputado estadual, Senador da República e prefeito de Ji-Paraná, pode acabar sendo oficializado na chama majoritária. A intenção seria contrapor a candidatura de Acir Gurgacz (PDT) ao governo e Jesualdo Pires (PSB) ao Senado, fortalecendo o correligionário Marcos Rogério, que também é de Ji-Paraná e busca a senatoria, bem como o próprio Expedito, que tem na maior cidade do interior do estado, a sua maior rejeição.

Se oficializada, a definição do nome de Bianco à vice-governador recolocará o líder democrata no cenário político. Depois da vexatória campanha à Câmara Federal em 2014, quando conseguiu apenas 8.702 votos, Bianco parecia ter encerrado a sua vida pública, mas foi importante na condução do Democratas à coligação com os tucanos.

A coligação entre democratas e tucanos segue a linha dos diretórios nacionais dos dois partidos, que anunciaram na manhã desta quinta-feira, 26, coligação para a disputa da presidência da República, com Alkmin ao governo do país. O presidente da Câmara dos deputados, Rodrigo Maia (DEM), que tentava uma candidatura à presidência, mesmo em viagem ao exterior, anunciou que vai disputar à reeleição.


Fale conosco