• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 2 de abril de 2025

"Evento Mulheres que Transformam homenageia figuras reais', diz Sílvia Cristina

As 11 mulheres agraciadas com o troféu Mulheres que Transformam têm atuação destacada na sociedade...


Assessoria

Publicada em: 02/04/2025 09:02:02 - Atualizado

Foto: Divulgação

RONDÔNIA - Ainda repercute a realização do evento Mulheres que Transformam, promovido pelo Movimento Mulheres Progressistas Rondônia, que homenageou mulheres que se destacam por sua atuação na sociedade. O evento foi realizado no final de semana, reunindo mais de 300 mulheres de todas as regiões de Rondônia.

Presidente regional do Progressistas e do Movimento Mulheres Progressistas Rondônia, a deputada federal Sílvia Cristina destacou a escolha de mulheres do povo, personagens da vida real para serem homenageadas.

“A entrega do troféu Mulheres que Transformam para 11 mulheres, com atuação destacada em diferentes setores da sociedade, mostrando a força e a capacidade feminina foi o auge do evento. Mas, destaco ainda que a maioria das homenageadas são até anônimas para o grande público, mas com um trabalho muito sólido e reconhecido pela sua comunidade, inspirando outras mulheres e fazendo a diferença”, ressaltou Sílvia Cristina.

A presidente nacional do Movimento Mulheres Progressistas, Iracema Portella, veio especialmente para o evento e ficou encantada com as histórias de vida das 11 mulheres homenageadas. “O Mulheres que Transformam deu visibilidade para mulheres que, em sua maioria, vivem longe dos holofotes, mas possuem uma trajetória admirável e digna de reconhecimento”, disse ela.

Foto: Divulgação

Vó Maria: amor e cuidado

Uma das histórias que mais emocionou aos presentes foi a de Maria da Conceição Miranda Gomes, a Vó Maria. Há mais de 40 anos em Porto Velho, ela fez um voto a Deus: se conseguisse comprar uma casa, passaria a cuidar de crianças, de forma voluntária e gratuita. E na pequena casa que comprou, passou a cuidar de crianças, já há 18 anos.

“Meu maior incentivo é porque passei muita fome na vida. E eu decidi que, enquanto vida eu tivesse, nenhuma criança ao meu redor passaria fome. Eu nunca tive um brinquedo, nunca tive nada na vida. E hoje, minhas crianças têm tudo isso. E do Aconchego da Vó Maria vai sair médico, advogado e pessoas honradas, se Deus quiser”, relatou Vó Maria.

Hoje, Vó Maria atende 120 crianças e sobrevive de doações; Também oferece abrigo em sua casa para pessoas que saem do Acre para fazer tratamento contra o câncer no Hospital de Amor, em Porto Velho. “Tenho 74 anos e faço a comida para todas as crianças e às vezes ainda cato latinhas para ajudar a manter o Aconchego funcionando e contamos com doações”.

Daniele Sampaio: Superando barreiras

Foto: Divulgação

Daniele Sampaio é de Theobroma e se desloca toda semana para Porto Velho, para fazer tratamento no Centro de Reabilitação Dream da Amazônia. Ela é portadora de distrofia escapulo umeral e uma filha que é deficiente auditiva, vem junto para o Dream da Amazõnia. É uma dura rotina de viagens, mas as duas juntas estão evoluindo no tratamento e desistir não é uma opção.

“É uma luta enorme, mas vamos vencendo, com fé em Deus. Lutamos também por inclusão e respeito às pessoas com deficiência. Muitas pessoas não têm acesso ou desconhecem seus direitos e atuamos para que as famílias cuidem de seus filhos com deficiência e busquem ajuda”, completou Daniele.

Homenageadas

As 11 mulheres homenageadas contemplam diferentes trajetórias de vida e profissões, mostrando que a mulher tem capacidade de trabalho e de realização em qualquer área. As homenageadas com o troféu Mulheres que Transformam foram:

Daniele Sampaio - Mãe atípica de Theobroma.

Rubenita Fontes – Empreendedora.

Leisaloma Carvalho - Delegada de Policia Civil.

Vó Maria - Aconchego da Vó Maria.

Maria Rezende – Educadora.

Diná Cirioli Alencar - Presidente do NACC.

Nilza Maria Ferreira - Presidente da AMA-RO.

Rosimeire Romualdo - Produtora rural.

Gianni Cabral Souza - Observatório Socioambiental.

Ilda da Conceição Salvático - Federação das Apaes/RO.

Joliane Fúria - Secretária de Cultura de Cacoal.


Fale conosco