Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024
RONDÔNIA: Com exceção do grupo chamado de centrão, composto pelo PSDB, Democratas e PSD, que deixou para os 45 minutos do segundo tempo a sua convenção, marcada para o dia 05 de agosto, as demais siglas correm contra o tempo para fechar as composições e coligações para disputar as eleições de outubro e apresentá-las neste fim de semana.
Tanto o MDB de Maurão de Carvalho, como o PDT de Acir Gurgacz, têm suas respectivas convenções marcadas para o próximo domingo, dia 29, em Porto Velho. O evento emedebista será na sede do partido, enquanto que o encontro pedetista, em conjunto com o PSB, acontece em um centro de eventos, na zona leste da capital.
A semana que precede as convenções tem sido de articulações, conversas, reuniões, troca de informações, busca de apoios e de candidatos.
No MDB, a maior dúvida fica por conta das vagas ao Senado. O partido está dividido entre lançar Valdir Raupp e Confúcio Moura, ou deixar a segunda vaga para fortalecer composições.
Na convenção entre trabalhistas e socialistas que deve oficializar Gurgacz como candidato ao governo, já existe um consenso. O primeiro nome ao senado será do ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB) e o segundo está sendo utilizado para fortalecer a coligação, sendo reservado para o ex-deputado federal Carlos Magno (PP), indicado por Ivo Cassol, cujo grupo promete abraçar a campanha de Acir.
Hoje, sexta-feira e amanhã, sábado, 28, prometem ser de muitas reuniões e a expectativa é de que os grupos sejam fechados em definitivo para que não haja surpresa nas convenções.
Entretanto, o resultado das convenções tanto deste fim de semana, quanto do fim de semana que vem, podem não ser definitivos, uma vez que a confirmação das candidaturas, coligações e acordos políticos serão devidamente homologados na justiça eleitoral até o dia 15 de agosto, quando definitivamente começa a campanha eleitoral.