Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 15 de abril de 2025
Foto: Dado Galdieri/Hilaea Media
PORTO VELHO (RO) - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SEDAM, irá receber um aporte de R$ 10 milhões para atuar nas medidas de mitigação dos impactos causados pela alteração climática por conta ocorrência das mudanças ambientais ao longo dos últimos ano.
Esse recurso será utilizado para as ações do programa “Preserva +Rondônia”, criado pelo governo Marcos Rocha (UNIÃO), após a crise climática vivenciada com a seca e queimadas em 2024.
Porém, para que esse dinheiro fosse destinado às ações de contingência da crise do clima, foi necessário que o parlamento estadual aprovasse um Projeto de Lei apresentado pelo Poder Executivo.
“O governo do Estado prontamente desenvolveu o plano estratégico de prevenção e adaptação aos efeitos adversos por conta da mudança do clima, fortalecendo a resiliência hídrica, prevenindo ondas de calor extremo, combatendo queimadas e protegendo a biodiversidade”, justificou o governador Marcos Rocha.
A proposta foi aprovada pelos deputados estaduais durante sessão plenária ocorrida nesta última semana. Com esse programa, o governador conseguirá apresentar um painel de ação à COP 30, que será realizada em Belém, no Pará, entre os dias 14 e 26 de novembro de 2025