Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 24 de maio de 2025
RONDÔNIA - O cenário político de Rondônia começa a ganhar novos contornos com vistas às eleições de 2026. A corrida por cadeiras na Câmara dos Deputados promete ser intensa, impulsionada pelas movimentações de figuras de peso que devem deixar seus cargos atuais em busca de voos mais altos.
A deputada federal Silvia Cristina (PP), que representa Ji-Paraná e região, já articula sua pré-candidatura ao Senado, abrindo espaço para novas lideranças na disputa por sua vaga na Câmara. Situação semelhante ocorre com Lucio Mosquini (MDB), de Ouro Preto do Oeste/Jaru, que avalia se lançar ao Senado ou até ao governo estadual. O deputado Fernando Máximo (União Brasil) também deve concorrer a uma vaga no Senado, ampliando ainda mais as lacunas no quadro federal.
Com esse reposicionamento das principais lideranças, nomes com forte apelo eleitoral começam a se movimentar. Entre os cotados para disputar uma vaga de deputado federal estão os ex-prefeitos Jesualdo Pires e Isaú Fonseca, além do deputado estadual Laerte Gomes, que liderou a votação para a Assembleia Legislativa em 2022. Registre-se ainda, que o deputado Maurício Carvalho, desiludido com sua atuação parlamentar, deverá ceder seu lugar a sua irmã, Mariana Carvalho.
A disputa promete ser acirrada e deve redesenhar a representatividade de Rondônia no Congresso Nacional, abrindo caminho para uma possível renovação política no estado.