• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024

Maior colégio eleitoral de Rondônia, Porto Velho tem 10 candidatos ao Senado


Rondonotícias

Publicada em: 21/08/2018 14:48:54 - Atualizado

PORTO VELHO: A capital do estado não tem conseguido muito sucesso político nos últimos pleitos para eleição de deputados, senadores e governadores. A maioria dos representantes na Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados, Senado da República e Governador do Estado é do interior. Apenas seis deputados estaduais e uma deputada federal (Mariana Carvalho-PSDB), representam o maior colégio eleitoral do estado.

Nas eleições deste ano, entretanto, se depender do número de candidatos ao senado, por exemplo, a situação pode mudar. Dos 16 candidatos que solicitaram ao TRE/RO registro de candidatura, 10 têm domicílio eleitoral na capital do estado.

Veja a lista dos candidatos de Porto Velho que pediram registro na Justiça Eleitoral.

Aluízio Vidal (REDE)

A Rede Sustentabilidade (REDE) tem como candidato ao Senado, Aluízio Vidal Flor. Atualmente, ele é pastor presbiteriano e psicólogo. Já foi candidato a senador em 2010 e 2014 e a prefeito de Porto Velho pelo PSOL em 2012. Aluízio nasceu em Dourados (MS) e mora em Rondônia há 28 anos. É casado e pai de duas filhas. Disputará ao senado por Rondônia pela primeira vez.

Bosco da Federal (PPS)

O Partido Popular Socialista (PPS) lançou como candidato ao Senado o policial federal João Bosco da Costa. O candidato da sigla já se candidatou ao cargo de deputado federal, e a vereador em 2016 pelo Democracia Cristão (DC). Hoje, no PPS, o também advogado tentará uma das vagas do Senado pela primeira vez. Natural do Rio Grande do Norte, João Bosco chegou em Rondônia na década de 1980.

José Dettoni (PMB)

Candidato pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB), Josenir Lopes Dettoni é professor universitário e acadêmico de Direito. Será a primeira vez de Dettoni como candidato ao Senado pelo PMB. Com 40 anos, o segundo candidato do PMB possui doutorado em Ética.

Fabrício Jurado (NOVO)

O Partido Novo (NOVO) lançou na disputa ao Senado, Fabrício Grisi Médici Jurado. Nascido em Porto Velho, Fabrício é advogado e um dos fundadores do NOVO em Rondônia. Atualmente, é conselheiro federal e membro da Comissão de Estudo da Reforma Política do Conselho Federal da OAB. Casado e defensor do agronegócio, será a primeira vez que Fabrício disputará uma eleição política.

Fátima Cleide (PT)

O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou na disputa ao Senado a ex-senadora Fátima Cleide Rodrigues da Silva. Nascida em Porto Velho, Fátima foi eleita ao Senado pela primeira vez em 2002 e disputará o mesmo cargo pela segunda vez. A candidata, graduada em Letras, já foi duas vezes presidente do PT em Rondônia, do qual é filiada desde 1988. Fátima Cleide também já concorreu à prefeitura de Porto Velho em 2012, mas perdeu a eleição.

Edésio Fernandes (PRB)

O Partido Republicano Brasileiro (PRB) tem Edésio Fernandes da Silva como candidato ao Senado. Edésio é pastor evangélico e, atualmente, é vereador em Porto Velho, eleito para o cargo em 2016. Com ensino superior completo, Edésio é natural do interior de São Paulo.

Paulo Cadillac (PSTU)

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) lançou na disputa ao Senado dois candidatos. Um deles é Paulo Sérgio Augusto da Silva, que já foi candidato ao cargo de prefeito do município de Candeias do Jamari (RO) pelo Partido Popular Socialista (PPS) em 2016, mas não foi eleito. Hoje, filiado ao PSTU, tentará o Senado pela primeira vez.

Ted Wilson (PRTB)

O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) tem como candidato a uma das vagas ao Senado em 2018 Ted Wilson de Almeida Ferreira. Empresário, Ted já disputou o cargo de deputado federal em 2010 pelo Democratas (DEM). Atualmente, filiado ao PRTB, Ted Wilson está em sua primeira disputa ao Senado.

Terrinha (PMB)

Também candidato pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB) ao Senado, é Irailton Daurea Souza, nascido em Porto Velho e filho de agricultores sem-terra. O candidato é garimpeiro e está em sua primeira disputa ao Senado.

Tito Paz (PSTU)

Candidato do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) a uma das vagas ao Senado, Tito Soares Paz é policial civil e sindicalista. Graduado em Direito, o candidato já foi presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil (Sinsepol).


Fale conosco