• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 16 de abril de 2024

Deputado Lazinho da Fetagro destaca 29 anos da Fetagro durante sessão na ALE

Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia foi lembrada durante sessão da Assembleia


Assessoria

Publicada em: 16/06/2022 14:50:19 - Atualizado


RONDÔNIA - Durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa, realizada no último dia, 14, o deputado Lazinho da Fetagro (PSB) parabenizou a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) pelo aniversário de 29 anos da instituição, comemorado no próximo dia 23. Em seu discurso, o parlamentar lembrou das principais ações da federação.

O parlamentar destacou que a Fetagro tem afiliação e unidade de mais de 39 sindicatos no Estado, representando todos os municípios de Rondônia. “É uma entidade de representação de classe que organiza os trabalhadores e que faz as lutas de todas as classes trabalhadoras do campo, ligado ao setor produtivo do Estado”, destacou o deputado.

A agricultura familiar é o principal setor de produção e gerador de emprego e renda do Estado. Políticas públicas implementadas e pautadas dentro da Fetagro foram lembradas, como os debates sobre a nova legislação ambiental realizados nos anos de 2004 a 2008. “A primeira Federação no Brasil que puxou a mudança, alteração e adequação na época da adequação sobre a reforma do Código Florestal foi a Fetagro”, lembrou o parlamentar.

O deputado falou das conquistadas por meio dos programas direcionados aos trabalhadores rurais como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Habitação Rural, ao Crédito da Agricultura Familiar e aos investimentos no Estado para a categoria. Também falou de investimentos e proposituras de políticas públicas na época do governo de Confúcio Moura. “Eu me lembro que em 2010 nos reunimos no Estado com todos os órgãos de assistência técnica, com todo o conselho da Fetagro e parte do governo Confúcio e, na época, construímos um caderno de propostas de incentivos a cinco cadeias produtivas aqui no Estado como o café, leite, carne, peixe e naquela a seringa, que não vingou. Mas, as outras cadeiras produtivas prosperaram e todas são muito fortes no Estado e a Fetagro tem um papel fundamental no fortalecimento da agricultura familiar. Fui presidente da federação por dois mandatos e vice mais dois anos. Tenho certeza que nossa Federação colaborou para o desenvolvimento do nosso Estado”, finalizou o deputado.


Fale conosco