• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 21 de setembro de 2026

Hildon triplicou leitos na covid e promete hospital de urgência em Rondônia

Prefeito que levou Porto Velho de 23 para 73 leitos na pandemia vai construir novo hospital de urgência em dois anos e meio


ASSESSORIA

Publicada em: 21/09/2026 11:15:24 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: Prefeito de Porto Velho durante a covid-19, Hildon Chaves (nº 44) vai aplicar no Estado a decisão rápida que teve na crise. Sua principal proposta para a saúde é um novo hospital de urgência e emergência, construído do zero em dois anos e meio, para desafogar o João Paulo II.

Na pandemia, Hildon decretou situação de emergência em março de 2020, antes mesmo do primeiro caso confirmado na capital. Em junho, pediu à Justiça um lockdown de duas semanas, com base na média de 10 mortes por dia.

Até janeiro de 2021, a rede foi de 23 para 73 leitos hospitalares e de 5 para 23 respiradores, mais que o triplo de leitos e 4,6 vezes mais respiradores. Hildon promoveu ainda campanhas de vacinação, com drive-thrus para acelerar a imunização da população

A pandemia deixou uma lição que ele quer levar ao Governo: urgência e emergência precisam de estrutura pronta antes da crise, não depois.

"Na covid, eu não esperei a crise piorar para agir. Em Rondônia, vamos parar de apagar incêndios: planejar, investir na estrutura e valorizar quem está na linha de frente, com um hospital de urgência pronto para quem precisa.”


Fale conosco