• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 13 de julho de 2025

Futuro político do PSDB é decidido nesta sexta-feira, por Hildon Chaves

O deputado Luiz Carlos, de Roraima, que seria enviado a Rondônia na tentativa de apaziguar as arestas do partido por aqui, não virá mais.


Sérgio Pires

Publicada em: 16/07/2022 00:00:00 - Atualizado


RONDÔNIA - Nesta sexta, pode ser o Dia D para a sobrevivência ou não do PSDB, como partido político viável para a eleição em Rondônia, neste outubro vindouro. Está agendada para o dia de hoje, o anúncio da decisão do último dos moicanos, o prefeito Hildon Chaves, se vai ficar ou se vai abandonar o barco (ou, no caso, o ninho) tucano.

A partir daí, o ex-prefeito José Guedes, que quer ser o nome do partido para disputar o Governo, poderá então bater o martelo, com o aval do diretório nacional. Hildon, que já fechou um acordo de apoio com o atual governador Marcos Rocha, caso não deixe o partido, poderia se licenciar por algum tempo, o que viabilizaria a candidatura de Guedes, não mudaria o projeto do Prefeito de parceria com Rocha e, ao mesmo tempo, não esvaziaria o ninho dos tucanos com a última grande liderança que ainda restou, depois da saída de Mariana Carvalho, Expedito Júnior e Maurício Carvalho, entre outros grandes nomes.

Permanece também no PSDB, o médico, empresário e outra liderança política incontestável, Aparício Carvalho, mas que não têm nenhum plano de participar diretamente da eleição. O diretório nacional, aliás, está aguardando os acontecimentos. O deputado Luiz Carlos, de Roraima, que seria enviado a Rondônia na tentativa de apaziguar as arestas do partido por aqui, não virá mais.

O assunto agora será definido por aqui mesm ou através da federação de partidos, em nível nacional, onde os tucanos estão aliados ao Cidadania. Hildon Chaves e José Guedes conversaram esta semana e o Prefeito pediu tempo para definir seu futuro no partido. O prazo encerra no final desta sexta, se não for prorrogado.


Fale conosco