Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 13 de julho de 2025
O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) rejeitou o convite da campanha de Simone Tebet para fazer parte da chapa da emedebista à Presidência da República. Agora, a solução encontrada pelos aliados de Simone é compor uma chapa puramente feminina, com a indicação da também senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).
A decisão de Tasso foi tomada após uma aproximação entre o parlamentar e o PT, que iniciou um movimento nos bastidores para minar a candidatura de Simone Tebet, com o intuito de liquidar a fatura logo no primeiro turno.
O senador Jaques Wagner vinha trabalhando junto a caciques tucanos para tentar esvaziar a candidatura de Simone. Lula conversava diretamente com Tasso e prometeu ceder espaço ao PSDB na disputa pelo governo do Ceará.
No estado de Tasso, o PT terá como candidato o deputado estadual Elmano de Freitas; o vice ou o candidato ao Senado deve ser tucano ou do Cidadania, partido federado com o PSDB. O acerto deve ser formalizado amanhã, em reunião entre Lula e Tasso, em São Paulo.
A ideia de uma candidatura presidencial exclusivamente formada por mulheres foi adiantada por O Antagonista ainda na fase inicial das negociações entre o MDB, PSDB e Cidadania. Conforme este site apurou, Tasso disse a aliados que não estaria disposto a fazer parte de um outro projeto eleitoral em 2022.
Desde o início do ano, o senador cearense já apresentava sinais de cansaço. Apesar do apoio à candidatura de Simone, ele nunca esteve à frente das atividades de pré-campanha.
Amanhã, o PSDB e Cidadania vão realizar a convenção conjunta para endossar a candidatura de Simone Tebet à presidência da República. O nome da senadora Eliziane Gama como vice na chapa com o MDB, porém, somente deve ser apresentado apenas ao final das convenções partidárias, em 5 de agosto.
Além de tentar concentrar o voto feminino, a chapa pura de mulheres é vista, inclusive por integrantes do MDB, como um real contraponto a Jair Bolsonaro, conhecido por declarações misóginas, e com capacidade de ser apresentada ao eleitor como de fato uma “novidade” no cenário eleitoral.
Outro ativo de uma eventual chapa Simone-Eliziane seria a possibilidade de atrair o voto do evangélico e nordestino. Eliziane é maranhense e integrante da Assembleia de Deus. O pai da parlamentar é pastor e a filha é cantora gospel.