Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 13 de julho de 2025
BRASIL - O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Danilo Dupas, pediu demissão do cargo nesta quarta-feira (27). Carlos Moreno, diretor de Estatísticas Educacionais, assume a cadeira interinamente.
"A saída de Danilo Dupas Ribeiro ocorre a pedido do próprio. O MEC agradece o trabalho realizado à frente do Inep e reforça que Moreno dará continuidade ao trabalho realizado", informa a nota do Ministério da Educação. Moreno, o novo presidente, é servidor de carreira do Inep, doutorando em Educação pela Universidade Católica de Brasília e mestre em Estatísticas pela UnB (Universidade de Brasília).
Danilo Dupas, nomeado em fevereiro de 2021 pelo então ministro Milton Ribeiro, protagonizou uma série de polêmicas na autarquia, que entre outras coisas é responsável por organizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Em outubro do ano passado, ele depôs na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados depois que servidores ligados ao Enem pediram o desligamento de seus cargos. Os servidores alegaram "fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima do Inep". Danilo Dupas também chegou a dizer que Milton Ribeiro queria acesso prévio à prova do Enem para garantir que ela fosse técnica.