Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 13 de julho de 2025
PORTO VELHO-RO: A quinta-feira marca um dia importante no contexto da pré-eleição em Rondônia. Das 16 às 19 horas, o MDB rondoniense faz convenção para definir seus candidatos à Câmara Federal, Assembleia Legislativa, ao Senado e, ainda mais importante, com quem o partido caminhará para a eleição ao Governo e na disputa Presidencial.
O que há está decidido é que o encontro do partido não terá as mesmas cenas de batalha e até agressões, como o que ocorreu na convenção de 2018, quando foram escolhidos dois candidatos (Confúcio Moura e Valdir Raupp) para a disputa pelo Senado.
O motivo é simples: a convenção não será presencial, mas sim através da Plataforma Zoom. Os convencionais poderão participar e votar pelo link https://us06web.zoom.us/j/88622760587?pwd=T3I0ek1mdTRTRytiVGlJUHpNaTFUZz09. O ID da reunião é 886 2276 0587 e a senha de acesso é 693460.
O MDB, como acontece há anos e em praticamente todo o país, vai dividido para a convenção, ao menos em relação aos apoios em nível estadual e federal. Uma ala, que tem a maioria e tem à frente o presidente regional Lúcio Mosquini, líder da bancada federal e candidato a mais um mandato, quer se aliar ao governador Marcos Rocha e ao presidente Jair Bolsonaro Mosquini, aliás, é vice-líder de Bolsonaro na Câmara há três anos. Já a ala que tem à frente o ex-governador e senador Confúcio Moura não aceita esta parceria.
Recentemente, atacou duramente o governador Marcos Rocha, por causa de declarações de que Confúcio teria deixado os cofres públicos quase vazios, ao sair de seu segundo mandato.
O senador também já se declarou forte opositor de Bolsonaro, sendo um dos grandes defensores da candidatura da emedebista Simone Tebet. O grupo de Mosquini respeita Simone, mas não acredita na candidatura dela. Enfim, no final do dia, saberemos como sairá o MDB de mais uma convenção.