Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 12 de julho de 2025
PORTO VELHO - RO - A sexta-feira é dia D para as convenções. Último dia. Última hora. Pelo menos cinco convenções estão programadas para este final de semana. Três delas vão influir decisivamente na disputa pelo Governo do Estado.
O primeiro encontro decisivo acontece em Rolim de Moura, no Clube Washington, KM 10, saída para Nova Brasilândia. Dali deve sair a maior surpresa deste período pré-eleitoral.
Com chance de ter em mãos uma decisão positiva vinda do STF, acatando mandado de segurança solicitado por seus advogados, o ex-governador e ex-senador Ivo Cassol deve ser lançado candidato ao Governo por seu partido, o PP. A bomba vai estourar no meio da política rondoniense, porque a tendência é que Ivo consiga aval ao seu mandado e lance seu nome para entrar na disputa.
Mesmo ainda sub judice, a confirmação de Cassol como candidato ao Palácio Rio Madeira/CPA (aliás, conjuntos de prédios construído na gestão dele) mexe profundamente no quadro da sucessão estadual. Decisões do STF que tem permitido que políticos em situação semelhante a dele possam concorrer, animaram o próprio Cassol e o grande número de seguidores e eleitores.
O mandado de segurança impetrado pelo ex-governador estava nas mãos do ministro Nunes Marques e a esperança é de que ele acatasse o pedido até esta quinta-feira. A partir desta decisão, as ações se concentram na busca de aval da Justiça, para que ele tenha amplas condições de disputar o pleito, sem qualquer problema.
Com o ingresso de Cassol no rol dos candidatos, caso isso se oficialize mesmo, há possibilidade real de que pelo menos um dos atuais postulantes desista da batalha pelo Governo. Mas isso só se saberá mais à frente.