Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 12 de julho de 2025
A última pesquisa do Instituto Datafolha , divulgada dia 29 de julho, revelou uma mudança no perfil do eleitorado dos dois principais candidatos à presidência da República. O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) ganhou espaço entre eleitorado considerado mais à esquerda. O ex-presidente Lula (PT) seguiu o caminho inverso avaçando entre os candidatos com maior 'estabilidade financeira', os mais ricos.
As intenções de voto a Bolsonaro aumentaram entre pessoas consideradas como 'vulneráveis' pela pesquisa - parte da população brasileira com baixa renda e instabilidade financeira. O candidato petista, por outro lado, conquistou uma parcela da população com maior renda e estabilidade financeira.
Estima-se que 50% da população com perfil socioeconômico considerado 'vulnerável' recebe o Auxilio Brasil ou reside com algum beneficiário - fator que possivelmente ocasionou essa ligeira alteração.
Entre a população mais rica, o candidato petista ganhou mais espaço. Antes ele estava atrás com 35% as intenções e Bolsonaro com 38%. Lula ultrapassa o candidato de direita com 40%, deixando Bolsonaro com 33% das intenções dos votos do eleitorado com maior renda financeira, portanto considerada pelo Instituto como mais 'segura'.
O impacto dessa mudança no perfil do eleitorado é mais positivo à Jair Bolsonaro (PL), pois a população de 'vulneráveis' concentra 35% do eleitorado, enquanto que a população de pessoas com maior renda, os chamados 'mais seguros', representa apenas 20% do eleitorado.