Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 7 de julho de 2025
Qual a verdade sobre a corrida presidencial? Houve tantas pesquisas falsas, tanta mentira, tantos factoides, tantas Fakes divulgadas que, nestas alturas do campeonato, a quem se poderia dar alguma crédito? Nove entre dez pesquisas, até dias atrás, tentando induzir o eleitorado, afirmavam que Lula estava eleito no primeiro turno.
Hoje, mais ou menos na mesma proporção, se lê e ouve que o quadro mudou e que, sim, haverá segundo turno. E já há, embora em imensa minoria, as que apontam Bolsonaro à frente. Agora a “informação” mudou. O que praticamente todas as pesquisas concordam é que Lula vence fácil no turno decisivo, aquele que muitas delas juravam, até há bem pouco, que não aconteceria.
Bolsonaro continua arrastando multidões por onde vai, seja em cidades brasileiras ou no exterior, onde vivem brasileiros. Lula faz comícios geralmente com pouca gente, embora tenha havido exceções. Na mídia nacional, também ressalvando-se exceções, Lula é o queridinho, Bolsonaro o criminoso. Não há condenações na vida de Lula, para a mídia brasileira, mas há todas contra Bolsonaro, embora, ao menos até agora, nenhuma seja provada.
Bolsonaro não pode usar imagens faz multidões que reuniu no 7 de setembro, por decisão de um ministro do TSE, indicado por Lula e beijado no rosto por ele, publicamente. Mas Lula pode chamar Bolsonaro de genocida, de criminoso, de bandido, porque daí está certo. Se o atual Presidente for eleito, poderá dizer que o foi contra todo o sistema. Ao seu lado, contudo, estão as multidões. E são elas que decidem eleições.