Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 7 de julho de 2025
Ao fim da sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a última antes do primeiro turno das eleições, o presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, pediu que todos os brasileiros compareçam para votar e disse que “dia de eleição não é dia de transportar armas, não é dia de passear com fuzil”.
“Dia de eleição é dia de carregar o título eleitoral. Dia de eleição é o dia de levar esperança para que o Brasil possa escolher o que o eleitor quer. Festa da democracia, festa com paz, harmonia, respeito e liberdade para cada eleitor com consciência e responsabilidade”, disse.
Moraes afirmou ainda que domingo terá segurança e liberdade para efetivar o voto. “Podem ter certeza que os eleitores poderão manifestar sua posição e o poder público vai garantir tranquilidade e segurança pra que o sigilo do voto seja garantido, o TSE tomou medidas importantes.
O ministro lembrou que não será permitida a entrada de celular na cabine de votação. Os telefones serão colocados em bandejas. Além disso, não poderá haver armas a 100 metros dos locais de votação.
“O celular acaba sendo incentivador para quebra do sigilo do voto e a própria possiblidade de corrupção para o eleitor. Os celulares deverão ser colocados em bandejas próprias. Deixa o celular, vota e depois pega. Tenho certeza que o eleitor vai realizar isso sem nenhum problema.”
Segundo Moraes, o país é a única democracia do mundo que divulga resultados no mesmo dia. “Transparência, e isso é motivo de orgulho nacional ter eleições limpas e seguras.”
A ministra Cármen Lúcia afirmou que o poder é o povo e “queremos que tenhamos neste domingo um povo, com compromisso democrático e que não haja pessoas que acham que é um domingo comum”.
“Manter a minha esperança que cada eleitor vá votar com segurança eu conto que domingo seja de alegria cívica e democrática”, disse.