Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 16 de setembro de 2025
BRASIL- O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, entregou nesta 6ª feira (13.jan) à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, a réplica da Constituição Federal de 1988 que havia sido levada por golpistas na invasão à Corte no domingo (8.jan).
Na 5ª (12.jan), Dino disse que a réplica havia sido apreendida e recuperada. A devolução pelo ministro a Rosa Weber ocorreu na última tarde. No encontro entre os dois, estiveram presentes também a ministra Cármen Lúcia e o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Passos Rodrigues.
"Eu considero essa visita ao Supremo voltada a duas mensagens principais", disse Dino na ocasião. "A primeira delas é que assim como ninguém rouba a Constituição, ninguém rouba a democracia. E a segunda mensagem é da união. Reiterarmos que o extremismo só pode ser vencido com ampla união nacional, que ultrapassa os Poderes e as instituições e deve abranger a sociedade".
Ainda segundo o ministro, a réplica recuperada foi entregue por um cidadão à Polícia de Varginha (MG). O homem prestou depoimento às autoridades e está sob investigação.