Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 8 de janeiro de 2025
RONDÔNIA: O diretor da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (AGEVISA), Coronel Gregório, descartou a possibilidade de um surto de COVID-19 em Rondônia, mas alertou sobre o aumento de infecções e mortes no primeiro trimestre do ano, que historicamente apresenta picos devido ao clima equatorial da região.
Em 2024, foram registrados 13.700 casos da doença no estado, com a maior concentração de infecções e óbitos entre janeiro e março. O Coronel Gregório reforçou a importância da conscientização da população sobre o uso de máscaras, o isolamento em caso de sintomas e a vacinação.
Ele expressou preocupação com a queda nos índices de vacinação desde 2021, mencionando que mais de 1,3 milhão de primeiras doses foram aplicadas, mas apenas 24 mil pessoas tomaram a terceira dose. Além disso, o chefe da AGEVISA lamentou o negacionismo em relação à eficácia das vacinas.
Embora existam novos sintomas associados à COVID-19, como diarreia e náuseas, Gregório afirmou que não há registros científicos confirmando uma nova cepa, reiterando que os protocolos e vacinas disponíveis continuam sendo os oficiais para o tratamento da população.
LEIA MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO - Prefeitura alerta para aumento de casos de covid-19 e divulga locais de testagem
Porto Velho vive novo drama de um possível surto do vírus da COVID- 19