• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 23 de março de 2025

Práticas de higiene pessoal fortalecem cultura de prevenção das doenças

Práticas de higiene pessoal fortalecem cultura de prevenção das doenças sazonais em Rondônia...


Secom RO

Publicada em: 05/02/2025 16:32:31 - Atualizado

Foto: Secom RO

RONDÔNIA: Com o período de doenças sazonais marcado pelo aumento de chuvas intensas, mudanças significativas na forma como a população lida com a saúde respiratória devem ser intensificadas em Rondônia. Diante desse cenário, o governo do estado reforça a importância de manter as práticas de higiene pessoal aprendidas durante a pandemia, a fim de fortalecer a cultura de prevenção de infecções virais nos municípios, a exemplo da gripe. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) enfatiza as medidas do uso de máscaras cirúrgicas e a higienização das mãos, que desempenham proteção contra gotículas respiratórias.

Segundo o infectologista do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), Juan Miguel Villalobos, as lições aprendidas durante o período mais intenso de combate à covid-19, continuam sendo fundamentais para o enfrentamento de diversas doenças respiratórias. “Embora a pandemia tenha sido controlada, o uso continuado de medidas sanitárias contribui diretamente à redução de diversos tipos de patógenos oriundos de doenças sazonais nesta temporada”, ressaltou.

Exemplos de medidas de prevenção mais comuns que podem reduzir a propagação de patógenos:

Higienização das mãos (água e sabão ou álcool gel);

Distanciamento social, ou isolamento, em casos de diagnósticos de doenças virais;

Uso de máscaras, quando necessário.

Daiane-Mendonca

A testagem é uma ferramenta importante, facilitando o diagnóstico e o início do tratamento adequado

É fundamental adotar as medidas para garantir a saúde pública nos períodos de maior incidência de doenças, e que a sociedade em geral continue aderindo aos cuidados preventivos, além de ouvir e seguir as recomendações dos especialistas para manter o controle e proteção.

MEDIDAS EFICAZES

A orientação para realização de testes rápidos nos primeiros dias de sintomas respiratórios também continua válida, segundo o infectologista, alertando que há contágio de variantes da covid-19 e de casos de influenza, que impactam a vida das pessoas. “Realizar o teste nos primeiros três a cinco dias após o início dos sintomas, pode ser essencial para identificar a doença e controlar sua propagação. A testagem é uma ferramenta importante, facilitando o diagnóstico e início do tratamento adequado”, frisou.

Conforme a Sesau, os testes da covid-19 (Sars-Cov-2) são distribuídos pelo governo de Rondônia aos municípios, e estão disponíveis em postos de atendimento e unidades de saúde.


Fale conosco