• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 31 de março de 2025

Virginia evita chocolate preto por enxaqueca; entenda relação

Nutricionista explica se restrição alimentar da influenciadora faz sentido...


Mariana Valbãoda CNN

Publicada em: 27/03/2025 18:06:50 - Atualizado

Virginia Fonseca, 25, relatou nos últimos dias uma restrição alimentar devido à enxaqueca que ela trata desde o ano passado. Em meio aos recebidos da Páscoa, a influenciadora pediu apenas chocolate branco aos fãs que queiram presenteá-la.

Mas afinal, qual a relação entre chocolate preto e enxaqueca. A nutricionista Bruna Makluf, da plataforma de emagrecimento e bem-estar WeFit, explica. De acordo com a especialista, “apesar dos estudos serem contraditórios, muitos deles indicam uma relação direta entre o consumo de chocolate e episódios de enxanqueca em algumas pessoas”.

Isso ocorre devido a alguns compostos bioativos do cacau como a teobromina, a cafeína e os tiraminas, que podem desencadear crises em indivíduos sensíveis.

“É importante lembrar que a resposta varia de pessoa para pessoa, pois a sensibilidade depende de fatores genéticos, comportamentais e do contexto de vida do paciente. Pensando nisso, todos devem fazer uma análise desses gatilhos, um diário alimentar, por exemplo, pode ajudar bastante, porque eles podem ser tanto alimentares, como também podem ser comportamentais como estresse crônico, sono ruim, baixa ingestão de água, entre outros”, explica a profissional.

Bruna Makluf alerta que além do cacau, outros alimentos podem contribuir para crises de enxaqueca como, por exemplo, “o vinho, queijos envelhecidos, alimentos fermentados, embutidos, itens ricos em açúcar e gorduras e produtos que têm uma alta concentração de glutamato monossódico”.

“Além disso a baixa ingestão de água pode também desencadear a desidratação, e a hidratação é muito importante para evitar as crises de enxaqueca e de dor de cabeça”, acrescenta a nutricionista.

Embora Virginia Fonseca tenha optado por ganhar chocolate branco na Páscoa, ele tem mais açúcar e gordura saturada, o que pode ser prejudicial para o organismo. “Por isso, de uma forma geral, o ideal é reduzir o consumo do chocolate no dia a dia”, indica a especialista.

A nutricionista também destaca que os doces não precisam ser definitivamente excluídos da geladeira, mas devem ser ingeridos com moderação.

“Pode ser que o chocolate esteja sendo considerado o culpado da crise de enxaqueca de um certo paciente porque vem sendo consumido em larga escala ou porque ele está passando por um momento de estresse ou outras situações desencadeadoras. Ele pode ser até retirado do dia a dia por um determinado período de tempo e ser reinserido depois, dessa vez com mais moderação e monitoramento das reações”, completa.


Fale conosco