Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 13 de abril de 2025
BRASIL: O TikTok é um terreno fértil de difusão de dicas e técnicas de beleza. Por lá, os usuários inundam a plataforma com instruções — caseiras ou não — sobre como melhorar o visual ou otimizar processos complexos.
O mewing é um dos virais do aplicativo chinês, por exemplo. Ele é uma prática que promete definir a mandíbula, acabar com a papada e o queixo duplo, preparar o visual para a selfie perfeita e até alinhar os dentes.
A técnica era chama de ortotropia e foi desenvolvida na década de 1970 pelo ortodontista britânico Jonh Mew e buscava orientar o crescimento do rosto até alcançar o formato desejado. Os vídeos indicam que os jovens devem posicionar a língua no céu da boca e pressionar a região enquanto mantêm os dentes encostos e os lábios fechados, como um exercício.
Em entrevista concedida à CNN, a cirurgiã-dentista Ianara Pinho alerta para os riscos da prática, que pode inclusive prejudicar a saúde, causando complicações e dores. Segundo ela, depois que o crescimento da maxila acaba, o que acontece no início da adolescência, só é possível modificar os maxilares com aparelhos ou cirurgias específicas.
“O mewing nao tem comprovação científica e, se feito da maneira incorreta, pode gerar problemas na ATM (articulação da mandíbula), dores faciais e até entortar os dentes.
A recomendação é procurar um profissional especialista em ortodontia para que sejam verificadas as possibilidades de melhora dos maxilares”, declarou a dentista.
“Durante a infância e no início da adolescência, esse crescimento da maxila acontece naturalmente, independente de se fazer o mewing. Apos esse periodo, para modificar os maxilares é preciso recorrer a aparelhos ou à cirurgia ortognática.”