Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 7 de outubro de 2025
BRASIL: O governo federal adquiriu 12 mil ampolas de etanol farmacêutico para combater os casos de intoxicação por metanol no Brasil. A medida visa ampliar a capacidade de resposta do sistema de saúde frente aos casos de envenenamento por esta substância.
De acordo com o cardiointensivista Werlley Januzzi, a eficácia do tratamento está diretamente relacionada à rapidez com que é iniciado, sendo as primeiras seis horas após a exposição ao metanol o período mais crítico para a intervenção médica.
A intoxicação por metanol apresenta sinais precoces que devem ser observados com atenção. O especialista enfatiza que a busca imediata por atendimento médico é fundamental para o sucesso do tratamento, que inclui medidas como hidratação e administração do etanol.
Embora o antídoto possa ser administrado mesmo após as primeiras seis horas, os resultados mais eficazes são obtidos dentro dessa janela terapêutica inicial. Um dos principais objetivos do tratamento é prevenir danos graves ao organismo.
Entre as consequências mais sérias da intoxicação por metanol está a possibilidade de perda da visão. Isso ocorre devido à ação do ácido fórmico, um metabólito do metanol, que pode causar lesões significativas no nervo ótico.