• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 6 de outubro de 2025

Caso suspeito de intoxicação por metanol em Rondônia é descartado pela Sesau

O país contabiliza 15 óbitos notificados, sendo dois confirmados em São Paulo e 13 em análise em diferentes estados...


Redação

Publicada em: 06/10/2025 14:06:11 - Atualizado

Foto: Reprodução

RONDÔNIA - A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou nesta segunda-feira (6) que foi descartada a suspeita de intoxicação por metanol em um paciente internado no Hospital João Paulo II, em Porto Velho. O homem havia sido encaminhado de Candeias do Jamari, mas os exames laboratoriais não apontaram presença de metanol nem de etanol em seu organismo.

O laudo pericial foi repassado à Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), que comunicou o resultado ao Ministério da Saúde. O estado de saúde do paciente e o motivo da internação não foram divulgados.

O metanol é um álcool utilizado em processos industriais, presente em solventes e produtos químicos. A ingestão é altamente perigosa, podendo causar danos graves ao fígado, cérebro, nervo óptico e medula, além de provocar cegueira, falência múltipla de órgãos e até morte.

Mesmo com o caso descartado em Rondônia, a Sesau reforçou a recomendação para que a população evite bebidas alcoólicas de procedência duvidosa e procure atendimento médico imediato em situações de náusea intensa, dores abdominais, alterações visuais, tontura ou dificuldade para respirar após ingestão de álcool.

Segundo boletim do Ministério da Saúde divulgado no domingo (5), o Brasil já registra 225 notificações relacionadas à suspeita de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas. Desse total, 16 casos foram confirmados e 209 ainda estão em investigação. 

O país contabiliza 15 óbitos notificados, sendo dois confirmados em São Paulo e 13 em análise em diferentes estados.


Fale conosco