• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 6 de fevereiro de 2026

"Ozempic oral" não retarda progressão do Alzheimer, aponta estudo

Medicamento presente no Ozempic e Wegovy não conseguiu retardar a progressão da doença em testes clínicos com mais de 3.800 adultos...


CNN Brasil

Publicada em: 24/11/2025 17:39:43 - Atualizado

Foto: Reprodução

Uma versão oral da semaglutida, princípio ativo dos medicamentos de sucesso Ozempic e Wegovy, não conseguiu retardar a progressão do Alzheimer em testes clínicos muito aguardados, anunciou a Novo Nordisk nesta segunda-feira (24).

Em dois ensaios de Fase 3 com mais de 3.800 adultos que recebiam tratamento padrão para Alzheimer, a empresa avaliou se uma forma mais antiga do medicamento em comprimido funcionava melhor que um placebo. A empresa informou que o medicamento demonstrou ser seguro e levou a melhorias nos biomarcadores relacionados ao Alzheimer, mas o tratamento não retardou a progressão da doença.

A Novo há muito tempo tratava o Alzheimer como uma aposta arriscada para os populares medicamentos GLP-1. O uso desses medicamentos para diabetes e perda de peso explodiu nos últimos anos, e eles demonstraram benefícios para uma ampla gama de condições adicionais de saúde, como proteção do coração e dos rins, redução da apneia do sono e potencial auxílio no tratamento de vícios.

Estudos menores e testes em animais haviam sugerido que os GLP-1 poderiam ajudar a retardar o declínio cognitivo ou reduzir a neuroinflamação, mas eram necessários ensaios maiores como os da Novo para confirmar se os pacientes observavam benefícios reais.

"Com base na significativa necessidade não atendida na doença de Alzheimer, bem como em diversos dados indicativos, sentimos que tínhamos a responsabilidade de explorar o potencial da semaglutida, apesar da baixa probabilidade de sucesso", disse Martin Holst Lange, diretor científico e vice-presidente executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Novo Nordisk em comunicado na segunda-feira, agradecendo aos participantes do estudo.

Uma extensão de um ano dos ensaios será descontinuada, informou a Novo. Os resultados dos testes ainda não foram revisados por pares ou publicados, mas serão apresentados em próximas conferências científicas.

A Novo tem enfrentado maior concorrência no mercado de perda de peso e recentemente anunciou preços mais baixos para alguns pacientes que pagam em dinheiro pelo Ozempic e Wegovy. As ações da Novo caíram na segunda-feira após o anúncio sobre o teste de Alzheimer.


Fale conosco