• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024

Governador entrega 10 novos leitos de UTI no Heuro e inaugura o Crepad


Secom

Publicada em: 31/12/2018 08:45:53 - Atualizado

Os novos leitos de UTI servirão para ampliar a oferta de cirurgias de alta complexidade

CACOAL -RO Mais dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) instalados no Hospital de Emergência e Urgência (Heuro) de Cacoal foram entregues para otimizar o atendimento à população. Agora, o Heuro passa a contar com 28 leitos de UTI prontos para que possam ser utilizados em diversos procedimentos cirúrgicos de alta complexidade. Os novos leitos foram entregues na sexta-feira, 28, com a presença do governador Daniel Pereira, da prefeita de Cacoal Glaucione Rodrigues, da diretora-geral do hospital, Rose Kelly Tesch, e outras autoridades que prestigiaram a solenidade.

Além de ampliar a oferta de cirurgias de alta complexidade, os novos leitos servem como retaguarda para o Hospital João Paulo II, em Porto Velho. As novas estruturas deixam a população melhor assistida no que se refere à situações em que seja necessário o uso de uma UTI, tornando mais fácil o acesso a serviço de qualidade.

Inauguração do Centro de Referência de Prevenção e Atenção à Dependência Química (Crepad) em Cacoal.

O Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal conta com neurocirurgiões, ortopedistas, clínicos gerais e diversos médicos de outras especialidades, à disposição 24 horas por dia. O Heuro conta também com tomógrafo, neurocirurgia, anestesia geral, clínica médica, grande retaguarda laboratorial e sala de leito de estabilização em condições de semi-intensiva.

O governador Daniel Pereira em seu discurso lembrou do compromisso do deputado federal Nilton Capixaba que garantiu emenda para a instalação de novos leitos de UTI no Heuro. Ele também lembrou que desde que assumiu o serviço de urgência e emergência em Cacoal, com a implantação do Hospital Heuro, o Governo de Rondônia tem buscado oferecer à população  um serviço de qualidade.

Uma unidade de tratamento intensivo (UTI) é uma estrutura hospitalar que se caracteriza como unidade complexa dotada de sistema de monitorização contínua que admite pacientes potencialmente graves ou com descompensação de um ou mais sistemas orgânicos e que, com o suporte e tratamento intensivos, tenham possibilidade de se recuperar.

“Estamos chegando ao fim do mandato, mas conseguimos entregar muitas obras e deixando outras várias em andamento que serão inauguradas pelo próximo governador. Em Cacoal, por exemplo, estamos entregando esses novos leitos de UTI que são ambientes de alta complexidade, reservado e único no ambiente hospitalar, já que se propõe estabelecer monitorização completa e vigilância 24 horas. Agradeço o empenho da prefeita Glaucione, do deputado Nilton Capixaba e de todos que estiveram focados para que esses novos leitos fossem entregues”, enfatizou o governador.

Ambulâncias foram entregues para dar aporte na área de transporte para atender ao complexo hospitalar regional de Cacoal.

O governador também inaugurou o Centro de Referência de Prevenção e Atenção à Dependência Química (Crepad), sendo uma unidade implantada em parceria com a Secretaria de Estado e Assistência Social (Seas) com objetivo de garantir ao paciente o acesso à rede de serviços, bem como o acolhimento e motivação necessária para permanecerem em tratamento e aderindo com efetividade às metas propostas. Também foram entregues duas ambulâncias, um aporte na área de transporte para atender ao complexo hospitalar regional de Cacoal. Os veículos foram adquiridos através de emenda parlamentar do deputado estadual Só Na Bença.

Além de atender toda a demanda da região central do Estado, o Heuro desafoga o atendimento no Hospital João Paulo II, em Porto Velho. A unidade funciona como filtro. Somente os casos de extrema gravidade são encaminhados ao João Paulo II, numa estratégia de dividir o atendimento de alta complexidade em duas cidades polos: Porto Velho e Cacoal.


Fale conosco