Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
PORTO VELHO RO - A Associação do Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Espigão do Oeste - GAPC, entrega, na tarde nessa sexta-feira (22) ao Hospital do Amor em Porto Velho, dois veículos adquiridos através do programa Nota Legal Rondoniense realizado no período de 2015 a 2018 no estado, e outros eventos realizados pelo grupo.
Segundo a presidente do GAPC Maria Auxiliadora da Silva, o evento tem presença confirmada do presidente do Hospital do Câncer de Barretos de São Paulo (atual Hospital Amor) Henrique Prata, que comanda o maior centro de tratamento gratuito de combate à doença no país; representantes do Grupo de Apoio, demais entidades sociais e autoridades.
“A presença do Henrique Prata neste ato, abrilhantando ainda mais este momento, comprova que força do voluntariado feita por cada munícipe, e representa a união significa desse amor que temos à causa e que tem um único objetivo: salvar vidas”, destaca a presidente.
Ações
Maria Auxiliadora ressalta que ao longo de 10 anos, o GAPC vem contribuindo com a Fundação PIO XII e o Hospital de Amor da Amazônia através da realização de leilões, feirinhas, chás e do cadastramento de cupons fiscais no programa Nota Legal Rondoniense.
Ela conta que em 2013, o Grupo também entregou uma ambulância Fiorino, à Unidade de Saúde que atende pacientes com câncer, sendo a primeira do Barretinho.
“Várias ações continuaram sendo realizadas como, por exemplo a compra de pão e leite para alimentar os pacientes, e apoio à inauguração do Hospital de Câncer da Amazônia, o Hospital do Amor”, complementa.
Micro ônibus
Com a ativação do Hospital do Amor, a presidente acrescenta que o GAPC viu a necessidade de viabilizar a doação de recursos para aquisição de um micro ônibus com 28 lugares e mais confortável para os pacientes, e uma ambulância semi-UTI usada com capacidade para duas macas.
“Todas estas ações vieram para facilitar o transporte de pacientes em tratamento do Hospital, que hoje, supera a capacidade no atendimento. E agora para nós, membros do GAPC e moradores de Espigão do Oeste, é motivo de grande orgulho entregarmos mais estes veículos em favor deles, que necessitam do nosso carinho e atenção”, resume.
Inaugurado em novembro de 2017 graças a força de Henrique Prata que conduziu pessoalmente a captação de recursos em todo o estado e o país para construção da Unidade, o Hospital do Amor da Amazônia funciona num terreno de 70 mil metros quadrados na BR 364, ha nove quilômetros do centro da capital do estado e atende cerca de 14 mil pacientes.