Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024
PORTO VELHO RO - A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) foi destaque nessa semana em Brasília, durante o XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Foram apresentados casos de sucesso, da pasta, que visam melhorar o setor de saúde da capital, a exemplo das medidas tomadas pela Semusa para evitar um risco de surto de sarampo em Porto Velho.
Segundo a secretária de Saúde do Município, Eliana Pasini, que, com um grupo de técnicos da secretaria, participou do evento em Brasília, Porto Velho enfrentou um risco de surto de sarampo, em junho de 2018, que só foi evitado devido à rápida ação de bloqueio desenvolvida pela secretaria.
"Realizamos campanha de imunização, investigação de casos e monitoramento constante", informou, ressaltando que a medida envolveu os Departamentos de Vigilância em Saúde e da Atenção Básica.
O trabalho foi um dos três selecionados na ‘Mostra Estadual Aqui tem SUS’, realizada em março de 2019, em Porto Velho, pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS- RO).
Aedes aegypti
Além da experiência bem sucedida para conter o surto de sarampo, servidores da Semusa apresentaram projetos que visam combater o Aedes aegypti. Os técnicos e os respectivos temas das suas apresentações são: Gleicione Xavier (Noções básicas no controle vetorial quanto ao uso de produtos químicos), Aline Viana (Porto Velho no combate ao acúmulo de resíduos sólidos) e Antônio Mak (Plano de intervenção para redução dos casos de arboviroses em uma unidade de saúde de Porto Velho, no caso, a unidade polo José Adelino).