• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024

Brasil tem 23 possíveis reinfecções por Covid-19 em investigação

O número divulgado anteriormente era 27, mas houve uma revisão nesta terça-feira (25)...


Assessoria

Publicada em: 25/08/2020 17:32:18 - Atualizado

Cerca de 23 pessoas estão sendo investigadas por terem supostamente testado positivo para a Covid-19 duas vezes - são os possíveis casos de reinfecção da doença no país. 

O número divulgado anteriormente era 27, mas houve uma revisão nesta terça-feira (25). A Secretaria do Estado do Ceará havia informado ontem sobre nove casos com recorrência de sintomas, mas após um estudo preliminar, concluiu que apenas seis deles se encaixam nos critérios que qualificam uma reinfecção.

Além disso, o órgão de Saúde de Minas Gerais também falava em um possível caso de reinfecção no estado, mas uma análise de dados mostrou que não foi possível determinar se o paciente foi de fato reinfectado ou se teve uma infecção prolongada.

São Paulo

São Paulo, que é o estado com o maior número de casos e mortes pelo coronavírus no Brasil, também é o com o maior número de casos investigados: dez do total. Na capital paulista, segundo o Hospital das Clínicas, sete pessoas procuraram a instituição alegando sintomas da doença após já terem testado positivo anteriormente.

Demais estados

O segundo estado com o maior número de possíveis casos de reinfecção no Brasil é o Ceará. Segundo nota publicada em julho, mas que ainda é considerada válida pela Secretaria de Estado da Saúde, seis profissionais de saúde testaram positivo para a Covid-19 em duas ocasiões diferentes.

De acordo com o documento, as amostras foram colhidas e a infecção confirmada por teste RT-PCR entre março e abril. No entanto, após o retorno dos sintomas, os testes foram realizados novamente e os resultados resultaram em positivo entre os meses de maio e junho. 

Em Goiás, todos os possíveis casos de reinfecção identificados também foram em profissionais de saúde. Ao todo, a secretaria de saúde identificou seis casos de pessoas que testaram positivo duas vezes. Segundo a pasta, um grupo técnico do Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública de Goiás analisa os casos.

Em Minas Gerais, um caso estava sendo investigado em Divinópolis, junto à secretaria municipal de Saúde, mas ele foi desconsiderado depois que uma análise de dados mostrou que não é possível concluir se o caso é de reinfecção ou de infecção prolongada. "No momento, a SES-MG não acompanha mais nenhum caso suspeito de reinfecção", informou o órgão estadual.

Já no Rio de Janeiro, há o registro de um possível caso de reinfecção de uma mulher moradora de Volta Redonda, que teria sido infectada em maio e agosto. Segundo a Secretaria de Saúde do Rio, a pasta e o Ministério da Saúde investigam o caso. 

Isso significa que todos esses casos, de fato, tiveram Covid-19 duas vezes? Embora ainda estejam em investigação, o Hospital das Clínicas de São Paulo possui três hipóteses que podem explicar o diagnóstico duplicado: longa permanência do vírus no corpo, reativação do vírus e possível reinfecção. 

Para constatar qualquer uma das hipóteses, os pacientes devem ser acompanhados com exames adicionais para que os hospitais e órgãos que investigam os casos tenham o diagnóstico final se é ou não possível a reinfecção por Covid-19.


Fale conosco