• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024

Mais de 80% do álcool em gel do País não combatem covid-19, diz estudo

Álcool em gel: cuidado com falsificações e com o uso, mesmo dos legalizados


ISTOE E

Publicada em: 29/10/2020 15:41:50 - Atualizado

SAÚDE - Um estudo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) mostrou que uma parte dos fabricantes de álcool gel está mentindo para os consumidores. Pelo levantamento, 80% das amostras eram irregulares e ineficazes na prevenção contra a covid-19.

A maioria das amostras analisadas pelos professores do departamento de química da universidade tinham teor alcóolico inferior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O certo é cada embalagem conter um teor entre 68% e 72% de álcool.

Em entrevista à CBN de Curitiba, o professor responsável pelo departamento, Anderson Barison, disse que, se as pessoas utilizarem um álcool gel que não tenha a porcentagem de álcool adequada, não terão proteção para matar o vírus impregnado nas mãos ou outro local.

“Se você colocar uma quantidade mínima de álcool etílico, ele vai ter o cheiro de álcool, então não tem como o consumidor saber se o álcool é de boa qualidade. Por isso é muito importante que as pessoas solicitem a análise pra gente, que mandem essa amostra”, orientou Barison.

Com apenas meio miligrama separado em um vidrinho e enviado pelos Correios, a equipe da UFPR já consegue fazer a análise. O endereço da UFPR é o seguinte: Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100, Jardim das Américas, Curitiba, Paraná.


Fale conosco