Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 6 de maio de 2025
A presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, afirmou nesta terça-feira (16) que o Brasil deve receber as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 do consórcio Covax Facility na sexta-feira (19) ou no sábado (20).
Nísia disse, durante audiência na Comissão Externa da Câmara que acompanha ações contra a Covid-19, que “agora em março vamos receber um primeiro carregamento de 1 milhão de doses, entre os dias 19 e 20. E o segundo [carregamento] de 1,9 milhão até o fim de março. Então, até abril, nós teremos quase 3 milhões de doses da vacina de Oxford pela iniciativa”.
A presidente da Fiocruz ponderou que é o Ministério da Saúde que está à frente dessa operação, e não a fundação, e que a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) é a interlocutora do governo brasileiro no exterior.
Na segunda-feira (15), o ministro Eduardo Pazuello disse em entrevista que as doses do consórcio estavam com carregamento garantido, mas não deu uma data.
Pelo acordo com o Covax Facility, aliança global liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para impulsionar o desenvolvimento e a distribuição de vacinas contra o novo coronavírus, o Brasil tem direito a 42 milhões de doses de imunizantes, que devem ser entregues até o final do ano, segundo Pazuello.