• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 13 de maio de 2025

‘Se tudo der certo, até o final de 2022 o spray nasal estará pronto’, diz diretor do InCor

InCor deu entrada no pedido de autorização à Anvisa para início dos estudos clínicos fases 1 e 2


CNN

Publicada em: 23/10/2021 12:08:41 - Atualizado


BRASIL - O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor) está desenvolvendo desde o começo da pandemia de Covid-19 uma vacina em formato de spray nasal. De acordo com o pesquisador-chefe do estudo, Jorge Kalil, diretor do Laboratório de Imunologia do InCor e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), a expectativa é que o novo imunizante esteja pronto para ser aplicado na população até o final de 2022.

“Se tudo der absolutamente certo… Até o fim do ano que vem, a gente teria o spray nasal, a vacina.”

Kalil explica que, embora pareça pouco tempo, há quase dois anos uma equipe vem trabalhando diuturnamente nos estudos. “O estímulo da inovação faz com que todo mundo continue trabalhando fim de semana e direto”, complementa.

Além disso, o estudo recebeu recursos do governo, o que auxiliou na contratação de mais pesquisadores.

“Nós tivemos um apoio de imediato do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que fez uma encomenda tecnológica, e nós conseguimos chamar mais gente para trabalhar conosco.”


Fale conosco
`) $(text.find("p")[3]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 5) { $(text.find("p")[5]).after(`
`) $(text.find("p")[6]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 8) { $(text.find("p")[8]).after(`