Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024
BRASIL - Segundo o boletim, o sinal é mais claro nas faixas etárias a partir de 18 anos até o momento. "Como os dados laboratoriais demoram mais a entrar no sistema, é esperado que os números de casos das semanas recentes sejam maiores do que o observado nesta atualização, podendo inclusive aumentar o número de estados em tal situação", explica Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.
Gomes alerta que não é possível afirmar que o crescimento nos estados esteja relacionado especificamente com as novas sublinhagens da Covid-19, como a BQ.1. Na terça-feira (8), a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo confirmou a primeira morte em decorrência de contaminação pela nova subvariante da ômicron.
No cenário geral, a atualização mostra estabilidade dos casos de SRAG na tendência de curto prazo (últimas três semanas) e queda na tendência de longo prazo (últimas seis semanas), com sinal de interrupção do crescimento na faixa etária de 0 a 4 anos que se observou ao longo do mês de outubro.
Testes positivos para Covid em farmácias sobem em outubro em SP
Testes positivos em alta
Dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) apontaram que, na última semana de outubro, os testes de farmácia para Covid-19 voltaram a apresentar taxas de positividade de 20,75%. No consolidado do último mês, outubro terminou com 7.986 testes positivos – 13,26% do total e 44% acima dos indicadores de setembro.
A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) também registrou uma alta na positividade: saltou de 3,7% para 23,1%, entre o começo de outubro e primeira semana de novembro.
Outro levantamento feito pelo Instituto Todos pela Saúde (ITpS) mostra que a taxa de exames positivos para a doença em laboratórios particulares passou de 3% para 17% em menos de um mês — um salto de 566%.