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    porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024

Mais de 60 mil atendimentos odontológicos foram realizados gratuitamente

Ao todo, mais de 92 mil procedimentos de saúde bucal foram realizados pela rede municipal


Assessoria

Publicada em: 16/12/2022 10:20:26 - Atualizado


PORTO VELHO, RO - O cuidado com a saúde começa pela boca, e a atenção com a higiene bucal vai muito além da autoestima, envolve também a prevenção de diversas doenças. Por isso, a Prefeitura de Porto Velho tem investido nos serviços gratuitos de atendimentos odontológicos para a população.

Em 2022, no período de janeiro a novembro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou 61.063 atendimentos na capital e nos distritos. Ao todo, 92.891 procedimentos foram executados, entre eles, limpeza dental, restauração dental, remoção de tártaro, extração de dentes permanentes e dentes de leite, além de consultas de urgência em odontologia.

O primeiro passo do atendimento é feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), para que assim os pacientes sejam encaminhados aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), que oferecem atendimentos complexos, inclusive a pacientes com necessidades especiais. Estão disponíveis os procedimentos nas áreas de endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento de gengivas e estruturas adjacentes) e cirurgia buco-maxilo-facial (exodontia de sisos e pequenas cirurgias).

Em caso de urgências e emergências, a população pode ser atendida nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), na zona Sul e na zona Leste de Porto Velho. De acordo com Francielli Pasquim Tolotti, gerente da Divisão de Saúde Bucal, através de parcerias também foi possível melhorar a qualidade nos serviços odontológicos prestados pela Semusa.

“Além das UBSs e das UPAs, procuramos manter parcerias que aumentem as áreas de atendimento oferecidas para a população. Hoje, em colaboração com o Governo do Estado, através da Policlínica Oswaldo Cruz, é possível que pacientes que necessitam de uma intervenção cirúrgica sejam atendidos. Os pacientes também podem ser orientados em casos de lesões graves ou suspeitas, através do encaminhamento para a clínica de odontologia e estomatologia do Centro Universitário Aparício Carvalho.”

A gerente também explica que o trabalho dos profissionais este ano foi pautado na conscientização e no acompanhamento da população, por meio de visitas aos pacientes, orientações aos moradores, palestras educativas e a distribuição de mais de 5 mil kits de higiene bucal nas escolas municipais. Em 2023, o planejamento é trabalhar para oferecer um serviço cada vez melhor à população.

“Queremos possibilitar cada vez mais condições de trabalho aos profissionais, porque assim é possível oferecer conforto e atendimento digno para os pacientes. Em 2023, teremos a aquisição de novos equipamentos e materiais de qualidade. Também temos o desafio de preencher as vagas de dentista em todas as unidades da zona rural, e já fizemos um chamamento emergencial para tornar isso possível.”


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