Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 12 de novembro de 2024
Donald Trump venceu a eleição para a presidência dos Estado Unidos, apesar de todas as pesquisas eleitorais (eu disse todas) apontarem empate técnico entre o republicano e a democrata Kamala Harris. Como empate técnico, cara pálida, se Trump chegou pilotando um caminhão de votos na frente de sua adversária. Matou dois coelhos com uma votação só, ou seja, derrotou Kamala e os institutos de pesquisa eleitoral, que ficaram desmoralizados.
Na eleição para a prefeitura de Porto Velho, institutos de pesquisa eleitoral indicavam vitória da candidata Mariana Carvalho (União Brasil) no primeiro turno. Erram. Houve segundo turno, sim, e os adivinhos da vontade social foram obrigados a engolir a própria empáfia. No segundo turno, mais uma escorregada feia. Disseram que Mariana Carvalho seria eleita com uma pequena margem de votos. Deu Léo Moraes (Podemos) na cabeça, com mais de trinta mil votos de diferença.
Como se vê, não é só no Brasil que institutos de pesquisa eleitoral são contrariados pelos resultados das urnas. Os gringos também derraparam. E feio. Perdoem-me os especialistas no assunto, mas se eu não acreditava muito em pesquisa eleitoral, depois dessas mancadas, agora é eu não confio mesmo.
Depois de demonizar Donald Trump nas redes sociais, o presidente Lula não escondeu sua preferência pela candidata Kamala Harris. Teria dito, inclusive, que, em caso de vitória de Trump, não cumprimentaria o futuro presidente dos Estados Unidos, mas parece que foi dissuadido. Trump retornou à Casa Branca. E agora? O presidente Lula bem que poderia ter ficado calado.