Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 14 de dezembro de 2024
RONDÔNIA: Produtores rurais de Rondônia têm até o dia 30 de novembro para declarar seus rebanhos à Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron).
A atualização, obrigatória para criadores de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos, é fundamental para que o estado mantenha o status de área livre de febre aftosa sem vacinação, conquistado graças à parceria entre o setor pecuário e o governo estadual.
Além de garantir a atualização do banco de dados, a declaração fortalece o agronegócio e assegura a credibilidade dos produtos locais no mercado interno e externo.
"É rápido e fácil fazer a declaração pelo site da Idaron, disponível 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados", afirmou o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres. Ele ressalta que o sistema pode ser acessado tanto por celular quanto por computador.
Para aqueles que ainda não possuem senha no sistema da Idaron, a recomendação é criar o acesso o quanto antes, já que a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) depende da declaração do rebanho. Além dos dados dos animais, o sistema permite que os produtores atualizem informações sobre a produção de peixes, abelhas e algumas frutas, contribuindo para o panorama agrícola do estado.
O governador Marcos Rocha destacou a importância dos produtores na obtenção do status sanitário, alcançado por meio de ações integradas com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). "É uma responsabilidade compartilhada que beneficia todo o setor, permitindo que Rondônia continue como referência na pecuária nacional", declarou o governador.