• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 30 de novembro de 2024

Em decisão polêmica juiz manda soltar criminoso pois vítima era “de má qualidade”; veja o vídeo

O desembargador justificou a decisão afirmando que tanto o réu quanto a vítima respondiam a uma série de processos na Justiça


metropoles

Publicada em: 22/05/2023 15:45:39 - Atualizado

BRASIL: O desembargador substituto Benjamim Acacio de Moura e Costa, da 1º Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná, votou pela soltura de um homem que cometeu homicídio pois a vítima era uma “pessoa de má qualidade”.

O crime aconteceu em 3 de abril de 2022, quando um investigador aposentado, Ninrod Jois Santi Duarte, matou a tiros um ex-policial civil, José Augusto Paredes, em uma discussão por jogo de baralho. Câmeras de segurança capturaram o momento do crime.

O desembargador justificou a decisão afirmando que tanto o réu quando a vítima respondiam a uma série de processos na Justiça. Somente a vítima foi citada em pelo menos 49 ocorrências e que foi “costumeiramente condenado pela prática de diversos crimes”, segundo o juiz.

“Lá no mato, a gente diz, doutor: ‘não vale o pão que come’ […] Aqui, um ambiente mais estruturado, um ambiente mais requintado, a gente diz ‘seu cliente não ajuda’ […] Outra expressão chula, mas que ela traz um conteúdo verdadeiro: ‘foi feito uma limpa’. É difícil uma expressão dessa, tratando do ser humano, dos direitos humanos, o direito à vida, a liberdade. São valores que tem que ser construídos e edificados na nossa sociedade. Mas a sociedade também cria expressões que traduzem uma verdade do desejo desse sentimento coletivo. E esse sentimento coletivo está bem expresso. A vítima não ajuda.”

Veja o vídeo:


Fale conosco