• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 23 de julho de 2024

Com risco de tempestades mais fortes, Rio Guaíba ultrapassa cota de alerta novamente

Nível do rio subiu 7 centímetros em cinco horas. Alerta de tempestades em algumas regiões reacende perigo de inundações


METROPOLES

Publicada em: 20/06/2024 10:51:55 - Atualizado


BRASIL: O Guaíba voltou a ultrapassar a cota de alerta no fim da noite dessa quarta-feira (19/6) e, com perigo de tempestades mais fortes, tem alerta para risco de inundação. O rio alcançou o nível de 3,17 metros, passando a marca de referência de 3,15 m. Na manhã desta quinta (20/6), alcançou 3,24 m, às 7h15.

O nível do Guaíba subiu sete centímetros entre meia-noite e 5h15, na estação Usina do Gasômetro, na Capital. Na medição mais recente, está em 3,25m. Os dados constam em sistema da Rede Hidrometeorológica Nacional.

Mesmo com a elevação, o rio segue distante da cota de inundação mais preocupante, que é de 3m60cm. Além do Guaíba, os rios Taquari, Jacuí, Caí, Antas e Pardinho tem risco de inundação.

Risco de tempestades fortes

Apesar disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta, válido até 10h desta quinta-feira (20/6) para o risco de tempestade em algumas regiões do estado: Fronteira Oeste, Norte, Serra e Região Metropolitana.

Os municípios de São Borja, Santo Ângelo, Erechim, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul, Canoas e Porto Alegre estão dentro da área sinalizada pelo Inmet.

Segundo o órgão, a previsão de chuva intensa nos próximos dias, que pode ultrapassar os 150 milímetros nos Vales, Missões e Região Central, reacende a possibilidade de extravasamentos em cursos d’água em todo o território gaúcho.


Fale conosco