• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 18 de outubro de 2025

Oposição admite não ter força para vetar Jorge Messias no Supremo Tribunal Federal

Senadores calculam cerca de 30 votos contra eventual indicação do presidente Lula


cnn

Publicada em: 17/10/2025 10:48:53 - Atualizado


A oposição no Senado Federal já descarta o risco de o advogado-geral da União, Jorge Messias, ser recusado caso seja de fato indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao STF (Supremo Tribunal Federal).

A avaliação da direita é de que o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) tem maior apoio e, portanto, teria mais facilidade caso indicado pelo presidente, mas que Messias também não enfrentará grande dificuldade.

A contagem informal feita pelos partidos de oposição é de que Messias teria 30 votos contrários, menos da metade do plenário da Casa Legislativa.

    Lula já decidiu pela indicação de Messias. A expectativa é de que anuncie o escolhido nos próximos dias. O petista deve se reunir para tratar sobre o assunto com o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil -AP).

    Alcolumbre defende a indicação de Pacheco, mas sinalizou que manterá postura de neutralidade caso Messias seja anunciado. Ou seja, não ajudará, mas também não atrapalhará.

    Com a expectativa de um encontro com Lula, Alcolumbre passará o final de semana em Brasília.


    Fale conosco