• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 28 de outubro de 2025

Megaoperação contra o Comando Vermelho tem 20 mortos e 56 presos

Parte dos procurados, pelo menos 30, é do Pará. Traficantes reagiram a tiros e com barricadas em chamas.


g1

Publicada em: 28/10/2025 10:55:35 - Atualizado


Pelo menos 20 pessoas morreram e 56 foram presas nesta terça-feira (28) em uma megaoperação contra o Comando Vermelho (CV) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Traficantes reagiram a tiros e com barricadas em chamas. Um vídeo (veja acima) mostra quase 200 disparos em 1 minuto, em meio a colunas de fumaça.

A TV Globo apurou que entre os mortos há 18 suspeitos e 2 policiais. Até a última atualização desta reportagem, a ação ainda estava em andamento. Trata-se de mais uma etapa da Operação Contenção, uma iniciativa permanente do governo do estado de combate ao avanço do CV por territórios fluminenses.

Pelo menos 2.500 agentes das forças de segurança do RJ saíram para cumprir 100 mandados de prisão.

Escolas e postos de saúde não abriram. Veja aqui os impactos à população nesta terça.

A Polícia Civil afirmou ainda que, em retaliação, criminosos lançaram bombas com drones. Outros fugiram em fila indiana pela parte alta da comunidade, em uma cena semelhante à disparada de bandidos em 2010, quando da ocupação do Alemão.

Balanço parcial:

  • 18 suspeitos haviam sido mortos em confronto. Dois eram da Bahia; outro, do Espírito Santo.
  • 9 agentes de segurança foram baleados, e pelo menos 2 morreram.
  • Além deles, 3 inocentes foram baleados: um homem em situação de rua foi atingido nas costas por uma bala perdida e levado para o Getúlio Vargas; uma mulher que estava em uma academia também foi ferida, mas já recebeu alta; e um homem que estava num ferro-velho.
  • 56 homens foram presos — 5 foram baleados e internados sob custódia no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha.
  • Policiais apreenderam 31 fuzis, 2 pistolas e 9 motos.

Fale conosco