• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 9 de novembro de 2025

Rio Bonito do Iguaçu chega a 90% das casas, tornado deixa prédios destruídos, diz PR

Governador diz que fenômeno é o mais forte registrado na região em três décadas


TERRA

Publicada em: 08/11/2025 09:49:50 - Atualizado

BRASIL: O governador do Paraná, Ratinho Júnior, afirmou que o Rio Bonito do Iguaçu chegou a 90% das casas e estabelecimentos comerciais ficaram destruídos durante chuvas fortes na noite de sexta-feira, 7. Segundo ele, o estrago foi provocado por um tornado de nível 3, com ventos que chegaram a 250 km/h.

O fenômeno fez parte de um ciclone extratropical previsto por meteorologistas desde o início da semana. Embora o ciclone deva perder força ao longo do fim de semana, ainda deve avançar por São Paulo e Mato Grosso do Sul, provocando chuvas menos intensas no Rio de Janeiro.

Ratinho Júnior destacou que, nos últimos 30 anos, não há registros de um tornado dessa magnitude na região. Estudos estão sendo conduzidos pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) para avaliar os impactos e a formação do fenômeno.

“Estamos falando de um tornado nível 3, com ventos acima de 250 km/h, algo difícil de alguma casa, até mesmo algum prédio comercial fique de pé”, afirmou o governador na manhã deste sábado, 8, em entrevista coletiva.

Ainda de acordo com ele, as regiões centro-oeste e centro-sul do estado foram as mais afetadas. Entre as cidades atingidas, estão Candói e Londrina.


Fale conosco