Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 16 de dezembro de 2025

Os trabalhadores da Petrobras iniciaram, na madrugada desta quinta-feira (15), greve por tempo indeterminado. A paralisação nacional foi aprovada, por unanimidade, no dia 11 de dezembro, após a categoria rejeitar a contraprosta da companhia nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP), o comunicado de greve foi enviado à Petrobras na última sexta-feira (12). Os pretroleiros reivindicam um r eajuste acima dos 0,5% oferecidos pela companhia, como também fim dos equacionamentos dos déficits da Petros (PEDs) e distribuição justa dos lucros da empresa.
"De norte a sul do Brasil, as assembleias mostraram uma categoria indignada com a postura da gestão atual. Os petroleiros estão comprometidos com a construção de um Acordo Coletivo que recupere direitos retirados nos últimos anos e garanta qualidade de vida para trabalhadores próprios e terceirizados", diz trecho da nota da FUP.
Conforme o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), os 14 sindicatos da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seguem trâmites legais previstos na Lei de Greve.