Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 16 de dezembro de 2025

BRASIL: A advogada Poliane França Gomes, conhecida como "Rainha do Sul", foi presa recentemente pela Polícia Civil da Bahia. Ela é considerada uma das mulheres mais perigosas do Nordeste e é apontada como elo entre uma das maiores facções da região e o chefe do grupo, preso há mais de dez anos.
A suspeita era advogada de Leandro da Conceição Santos Fonseca, chefe do Bonde do Maluco, que seguia no comando da facção mesmo preso desde 2013. No entanto, ele passou a cumprir regime disciplinar diferenciado, em 2024, em uma cela isolada no presídio de segurança máxima da Serrinha, a 183 quilômetros de Salvador.
Nesse período, ele perdeu o acesso ao celular que usava para chefiar o grupo. Nessa mesma época, Poliana assumiu a defesa dele, e então, transmitia ordens, ameaças e orientações estratégicas da facção, numa estratégia de mantê-lo no comando mesmo detido.
A Polícia interceptou mensagens de ameaças para os integrantes que não cumpriam as determinações. "Vou começar a matar pra essas desgraças pagarem", diz em uma delas. "E pode avisar que quem não começar a pagar, vai pagar com a vida", reforça em outra.
Rainha do Sul
Poliane fazia questão de ser chamada de ser chamada pelos membros de RS, uma abreviação para Rainha do Sul, apelido que usava dentro da organização. Esse nome é inspirado na personagem da série mexicana "La Reina del Sur", cuja protagonista era uma narcotraficante que comandava cartéis no México.