Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 6 de fevereiro de 2026

BRASIL: Principais partidos do Centrão, PP e União Brasil impuseram uma condição para apoiar a candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao Palácio do Planalto nas eleições de 2026.
Segundo caciques desses partidos, que formam uma federação, a aliança oficial com Flávio está condicionada ao tom que o filho mais velho de Jair Bolsonaro pretende adotar na campanha.
Lideranças do PP e do União Brasil afirmam que só apoiarão Flávio caso ele deixe de lado o discurso mais radicial e adote um tom mais moderado que atraia o eleitorado de centro.
“Se ele for só defender o legado do pai, não vamos apoiar. Mas se ele tiver um discurso mais para o centro, aí sim a gente apoio”, disse à coluna, sob reserva, um influente cacique da federação.
Caso PP e União Brasil decidam não apoiar Flávio, a tendência é de que a federação adote neutralidade na disputa presidencial, liberando seus filiados para apoiarem quem quiserem.
Esse caminho, aliás, é defendido por algumas alas da federação. A leitura é de que a neutralidade permitiria as diferentes alas dos dois partidos apoirem diferentes candidatos.
Atualmente, tanto o PP quanto o União Brasil possuem ministros no governo Lula que defendem apoio ao petista na disputa. Há, porém, alas que preferem uma aliança com Flávio.