• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024

MEC lança programa Future-se para autorizar verba privada em universidades

O programa busca o fortalecimento da autonomia financeira das universidades e institutos federais por meio do fomento à captação de recursos próprios


Correio Braziliense

Publicada em: 17/07/2019 12:53:46 - Atualizado

BRASIL - Durante uma coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (17) o ministro da Educação Abraham Weintraub e o secretário de Educação Superior, Arnaldo Barbosa de Lima anunciaram o novo programa do governo, intitulado “Future-se”.
Segundo o secretário, o programa busca o fortalecimento da autonomia financeira das universidades e institutos federais por meio do fomento à captação de recursos próprios e da autorização para contratualização com uma Organização Social. De acordo com a pasta, o programa divide-se em três eixos:  Gestão, governança e empreendedorismo; incentivo orçamentário e internacionalização.
Entre os tipos de parcerias que poderão ser realizadas pelas universidades, está o aluguel de prédios, a criação de fundos patrimoniais, com doações de empresas ou  ex-alunos  para financiar pesquisas ou investimentos de longo prazo; ceder a venda de nomes de câmpus e edifícios à empresas e edifícios, como ocorrem em estádios de futebol, além da possibilidade de se criar ações culturais que possam participar de editais, por exemplo, da Lei Rounanet ou outros programas. 
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, garantiu que alunos não terão de pagar mensalidade nas universidades públicas para estudar, nem em pós-graduação. E descartou a ideia de que as universidades sejam privatizadas.
Segundo a pasta, a fonte de recursos  para o programa seria de R$ 102, 6 bilhões, formado pelo patrimônio da União, fundos constitucionais, Lei de Incentivos Fiscais e depósitos à vista, recursos da cultura, utilização econômica do espaço público e fundos patrimoniais.


Fale conosco