Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 23 de novembro de 2024
BRASIL- Devem chegar ao Rio na tarde desta quinta-feira (28) os doleiros acusados de lavar dinheiro roubado pela quadrilha do ex-governador Sérgio Cabral. Vinícius Claret, conhecido como Juca Bala, e Cláudio Fernando Barbosa, o Tony, estão presos no Uruguai. A extradição deles foi concedida pelo governo uruguaio na semana passada.
Ambos são acusados pela força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro de "lavar" grande parte da propina obtida através do esquema de corrupção que, segundo o Ministério Público Federal, era chefiado pelo ex-governador Sérgio Cabral (PMDB).
Juca Bala e Tony estão presos desde março no Uruguai, após o juiz da 7ª Vara Federal Criminal no RJ, Marcelo Bretas, expedir mandado de prisão contra a dupla.
Vinícius Claret e Claudio Barbosa foram citados na delação premiada dos irmãos Renato e Marcelo Chebar. Ao MPF, os irmãos contaram que durante o tempo que o esquema era chefiado pelo ex-governador, precisaram acionar Juca Bala, no Uruguai, para assumir a lavagem de dinheiro.
Além disso, os irmãos Chebar contaram que Cabral escondia 100 milhões de dólares no exterior.