Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 1 de julho de 2025
BRASIL: Pelo menos sete capitais do país vão oferecer a gratuidade na tarifa de ônibus para as eleições de domingo (2): Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Maceió (AL), São Luís (MA), Manaus (AM), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA).
No Rio de Janeiro, o anúncio foi realizado pelo prefeito Eduardo Paes pelas redes sociais na quinta-feira (29). “No próximo domingo, entre 6h e 20h, o transporte por ônibus e BRT no Rio não será cobrado. Basta apresentar seu título de eleitor, embarcar e ir às urnas votar em seus candidatos. Vamos exercer nosso direito democrático, independente de quem vota”, publicou. O decreto, que garante a passagem gratuita a todos os cariocas, foi publicado em uma edição extraordinária do Diário Oficial.
Em Curitiba, o prefeito Rafael Greca também adotou a gratuidade. “A ideia é possibilitar que a população possa exercer sua cidadania, se deslocar até os pontos de votação com calma e facilidade e colaborar com a democracia no país”, afirmou. Na capital paranaense, a entrada de graça vale o dia todo, nas 254 linhas que operam pela cidade, com exceção da Linha Turismo.
Em Maceió, o transporte coletivo já é gratuito aos domingos e a frota será reforçada em 50% para o deslocamento dos eleitores, com 600 viagens extras das 7h às 18h. Já em São Luís, a entrada será livre das 6h às 19h.
A Prefeitura de Manaus publicou um decreto que prevê passe livre no dia das eleições, das 4h às 18h, após aprovação pela Câmara Municipal. Caso haja segundo turno, a medida também será aplicada. Para este domingo, serão 1.149 ônibus previstos.
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, anunciou a gratuidade do transporte em publicação no Twitter e afirmou que a prefeitura irá arcar com os custos da operação.
Em Salvador, a tarifa dos ônibus municipais não será cobrada entre 6h e 20h, de acordo com o prefeito Bruno Reis.
Segundo um levantamento feito pela CNN junto às prefeituras das capitais, outras seis disseram que não vão adotar o passe livre: Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), João Pessoa (PB), Vitória (ES) e o Distrito Federal.
Em Vitória (ES), o governo, que coordena o transporte na região metropolitana, não aplicará gratuidade no ônibus para o público em geral. Já a prefeitura da capital informou que haverá transporte de graça a mais de 400 pessoas com deficiência, cadastradas no programa Porta a Porta.
No entanto, nesta quinta, ele decidiu debater o tema com o presidente da Câmara, Idenir Cecchim, e o procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles. A assessoria de imprensa do município informou que novas atualizações sobre o tema seriam publicadas nas redes sociais do prefeito.
No Recife (PE) e em Palmas (TO), as assessorias informaram que o tema é discutido. As demais capitais ainda não responderam o questionamento da CNN.