• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de dezembro de 2025

Polícia Federal deflagra operação contra desvios de remédios destinados aos Yanomami

Operação se baseia em inquérito conduzido pelo Ministério da Saúde


uol

Publicada em: 30/11/2022 14:55:07 - Atualizado


BRASIL: A Polícia Federal cumpre, nesta quarta-feira (30), 10 mandados de busca e apreensão em Roraima, para investigar um esquema de desvio medicamentos destinados ao Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y). Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal no estado.

O inquérito policial veio após um inquérito civil, conduzido pelo Ministério Público Federal (MPF). Neles, se descobriu que remédios para malária e verminoses estariam chegando na Terra Indígena Yanomami em quantidades inferiores ao adquirido pelo órgão.

Além do caso do vermífugo Albendazol, as suspeitas do MPF são que apenas 30% de mais de 90 tipos de medicamentos fornecidos por uma das empresas contratadas pelo DSEI-Y teriam sido devidamente entregues. Haveria indícios de fraude com o auxílio de agentes públicos.

O esquema implementado no DSEI-Y teria deixado 10.193 crianças desassistidas, o que aumentou o número de infecções e manifestações de formas graves da doença. Segundo a PF, aumentaram inclusive os casos de crianças indígenas expelindo vermes pela boca.



Fale conosco